O que o cliente precisa aprender sobre SEO antes do projeto começar

SEO leva tempo – Muito tempo

A maioria das empresas quer resultados de maneira rápida. Eles querem resultados aqui e agora. Querem o retorno do investimento o mais rápido possível. Bem, SEO simplesmente não funciona dessa maneira. Lá para 2011 e 2012 era mais “fácil” em entregar resultados para o cliente de forma mais instantânea, mas estamos em 2019 e o jogo já não é mais o mesmo.

O SEO é um processo de longo prazo que precisa de paciência, persistência e atenção para uma atualização contínua na política do Google e de outros mecanismos de pesquisas.

O problema de muitas empresas é que elas percebem que estão ficando para trás e agora querem fazer as coisas acontecerem rapidamente. Em conseqüência, eles pressionam e especialista em SEO para fornecer resultados instantâneos.

O que a Ahrefs diz?

Estudo de SEO

Viu? O estudo sugere que uma nova página leva, em média, um ano para chegar apenas na primeira página do mecanismo de pesquisa. O que o seu cliente deve entender de antemão é que você, eu e todo qualquer analista de SEO estamos sujeitos as regras do Google.

Em outras palavras, o tempo que leva para ver os frutos de um trabalho em SEO pode ser bastante impreciso. SEO é um trabalho complicado e pode ser difícil até elaborar um plano de ação sólido. Você pode encontrar clientes impacientes demais para querer continuar o serviço. Nesse caso, é importante explicar todos os aspectos do prazo para a um cliente com antecedência.

A famosa garantia de resultados

As garantias podem ser uma faca de dois gumes às vezes. As garantias são perigosas porque você simplesmente não sabe se seus concorrentes estão fazendo a mesma coisa ou se os mecanismos de pesquisa mudarão os fatores de classificação ou se o mundo terminará em 2019.

Você precisa informar ao seu cliente que simplesmente não há garantias quando se trata de SEO. Existem vários fatores e razões por trás disso.

O Google muda – E muito

Eu poderia afirmar que desde o momento que este post foi escrito, até o momento que você está lendo, o algoritimo do Google já mudou algumas vezes.  Em 2018, o Google relatou mais de 3.000 melhorias na pesquisa, mais de 8 vezes o número de atualizações em 2009 – menos de uma década atrás – é uma média de quase 9 por dia.

O que quero dizer com isso? SEO é um trabalho que exige acompanhamento de perto. Não adianta você fazer um bom trabalho e em seguida abandonar o projeto.

Posted in SEO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *