Analista de SEO – O que faz?

Os analistas de SEO são especialistas em indexar seu site nos principais mecanismos de busca para gerar mais tráfego orgânico. Um analista de SEO prepararia seu site, levando em consideração vários fatores que os mecanismos de pesquisa determinam para indexar seu site e melhorar sua classificação ao longo do tempo. Eles usam muitas ferramentas analíticas para tirar conclusões, debater idéias de aprimoramento e implementá-las para melhorar seu site e obter a atenção que ele merece.

Isso não parece muito simples? Na verdade, não é assim tão simples. Depois de começar a dividir as tarefas individuais menores que um analista de SEO realiza diariamente, você começará a imaginar o quão grande, complexo, demorado e analítico é o trabalho de SEO (Search Engine Optimization).

Habilidades necessárias para se tornar um analista de SEO

As tarefas de um analista de SEO exigem várias habilidades, como:

  • HTML e CSS
  • Criação e Curadoria de Conteúdo
  • Análise de dados
  • Console de Pesquisa do Google e Ferramentas para webmasters
  • Geração de relatórios

Porém, essas não são as únicas coisas que um analista de SEO deve saber. Existem várias outras coisas importantes que ele deve saber para realizar seu trabalho. Agora, vamos examinar mais de perto as habilidades técnicas, não técnicas e analíticas que os analistas de SEO possuem e as usam quase todos os dias para fazer seu trabalho.

HTML e CSS

Hyper Text Markup Language (HTML) e CSS (Cascading Style Sheet) são os elementos mais básicos nos quais os sites modernos são criados. É por causa desses dois elementos que você vê sites bonitos e bem equilibrados. Para se tornar um analista de SEO, você precisa ter conhecimento sob estes dois itens. Por que eles são importantes? Estes elementos servem como base para qualquer website, portanto você deve ser capaz de ler e interpretar os códigos a fim de aprimorá-los.

Portanto, é necessário ter habilidades para que você possa descobrir se há algum problema com o HTML e o CSS dos sites. No entanto, existem muitas ferramentas que você pode usar para descobrir se há algo errado com o site que você está analisando para SEO. Mas, ter o conhecimento de HTML e CSS sempre ajuda. E isso diminuiria sua dependência de ferramentas de terceiros e não confiáveis.

Criação e Curadoria de Conteúdo

O conteúdo é rei. A internet existe por causa do conteudo. E o conteúdo é uma das primeiras coisas que os robôs de mecanismo de pesquisa procurariam no seu site para classificá-lo. A otimização para mecanismos de pesquisa de qualquer site depende muito da criação e curadoria de conteúdo de qualidade.

Ter o conhecimento da criação e curadoria de conteúdo é vital para o analista de SEO. Eles analisam seu conteúdo e sugerem qual tipo de conteúdo é necessário para preencher as lacunas, seja punhado de novos artigos, novas imagens, vídeos, gráficos, infográficos, páginas de serviço ou páginas de produtos.

Pesquisa de palavras-chave

Os analistas de SEO gastam muito tempo pesquisando palavras-chave que são tendências e que direcionariam tráfego orgânico para o seu site. Com base na pesquisa das palavras-chave, eles fazem sugestões sobre quais palavras-chave você deve usar em seu conteúdo e que tipo de conteúdo você deve criar para direcionar os visitantes ao seu site.

Implementação

Com base nas sugestões do analista de SEO, o conteúdo é criado e publicado no site. Depois disso, eles fazem a validação para garantir que o conteúdo está bem diagramado e não tenha nenhum problema de rastreamento para que o Google possa indexar a nova página sem nenhum problema.

Além disso, analisam também o tempo de carregamento da página para que seja o mais rápido possível tanto nos computadores e dispositivos móveis, para que os visitantes não precisem esperar o carregamento das páginas. Tecnicamente, eles ajudam a otimizar os códigos do site, o que não interfere na aparência do site e também aprimora a experiência do usuário e as classificações nos mecanismos de pesquisa.

Análise de dados

Os analistas de SEO usam ferramentas de análise de dados como Google Analytics, SEMrush , Ahrefs , Google Keyword Planner , Keyword Rank Checker, Google Search Console, etc. Essas ferramentas ajudam a compreender os dados para gerar informações valiosas e assim ajudar a melhorar seu site em termos de usabilidade, engajamento e facilidade de uso dos mecanismos de pesquisa.

Console de Pesquisa do Google e Ferramentas para webmasters
Os analistas de SEO ajudam você a integrar todos os seus pontos de dados, como o Google Search Console , Google Analytics , Google Ads , Google Adsense , Ad Exchange, Big Query , Display & Video 360 , Campaign Manager , Search Ads 360 e Postpacks. Essa integração de todas as propriedades de todas as fontes de dados em um único local e facilita a análise dos dados da maneira que eles desejam tomar melhores decisões.

Sitemaps

Os sitemaps existem para os robôs de mecanismos de pesquisas entenderem a estrutura, hierarquia, navegação, paginação, conteúdo, imagens, links do site, ajudando-os a extrair as informações necessárias do site e a indexá-lo da melhor forma possível.

O analista de SEO ajuda a estruturar seu site de uma maneira que facilite a interação, o engajamento, o rastreamento e a indexação de usuários e rastreadores da Web, para que os visitantes possam desfrutar de uma navegação simples em uma hierarquia lógica.

Para empresas que estão apenas começando e desejam ter o site perfeito no momento do lançamento, um analista de SEO pode ser de grande ajuda. O analista de SEO reúne informações sobre seus produtos e serviços mais importantes e, em seguida, cria um plano de estrutura do site com base em sua pesquisa sobre possíveis palavras-chave, tipo de conteúdo, público-alvo, geografia etc.

Recuperação de Penalidades

Os analistas de SEO também podem ajudar você a minimizar os prejuízos de penalidades impostas pelos mecanismos de pesquisa em seu site por qualquer motivo.

Às vezes, o Google e outros mecanismos de pesquisa punem um site, o que resulta em queda de classificação e visibilidade do site nas páginas de resultados de pesquisas.

Nesses casos, um analista de SEO se faz extremamente necessário. Ele irá analisar minuciosamente seu site e descobrir o que precisa ser feito  para o site voltar ao normal.

Relatórios

Relatórios é o que faz você ver o progresso do trabalho que está sendo feito no seu site pelo seu analista de SEO. Os analistas de SEO preparam relatórios periodicamente para clientes e empresas sobre o desempenho do site. Nos relatórios, eles respondem a quase todas as perguntas possíveis que você possa ter.

Espero que você saiba que você teria uma boa idéia do que os analistas de SEO fazem e de como eles podem ajudar as empresas a melhorar a classificação de seus sites.

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